CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Actividades

Cidade_ fragmento leve

Cidade_ fragmento leve

Conferência por Inês Lobo

Ciclo TOOLBOX

 

11 outubro 2024 | 11h00 | Auditório ESAP

 

Explorando as relações entre os domínios do projecto e da investigação, a arquiteta Inês Lobo irá levantar questões essenciais sobre a prática profissional da arquitectura nos nossos dias, as narrativas territoriais e os cruzamentos conceptuais da Cidade perspectivada enquanto "fragmento leve". 

INÊS LOBO é licenciada em Arquitetura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Desde a sua formação em 1989, tem associado à prática profissional a actividade de docente como Professora Convidada na Universidade Autónoma de Lisboa e na Universidade de Lisboa. Iniciou a sua carreira profissional em 1989, tendo fundado o seu próprio gabinete - Inês Lobo, Arquitectos - em 2002. Tem, também, sido curadora e comissária de exposições de arquitetura, como a representação portuguesa na Bienal de Veneza, em 2012, ou a VIII Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo. Foi participante convidada da Bienal de Veneza em 2016, “Reporting from the front”, e 2018, “Freespace”. É regularmente convidada para palestras, seminários e conferências, em Portugal e no estrangeiro, bem como para integrar júris de prémios nacionais e internacionais de arquitetura — como o prémio Secil em 2006 ou o FAD, em 2012. Em 1999 foi agraciada com o título de Oficial da Ordem do Mérito pelo Presidente da República Portuguesa; em 2013, recebeu o prémio “Mulheres criadoras da cultura” pelo Governo Português; em 2014, o prémio ArcVision - Women in Architectura; e em 2017, o prémio AICA, atribuído pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte.

https://www.ilobo.pt/index.html

Org.: CEAA: Linha de Investigação Commonplace - cluster ArchMedium, MIA | Mestrado Integrado em Arquitetura/ESAP 

Este evento é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04041/2020 (https://doi.org/10.54499/UIDB/04041/2020) – Centro de Estudos Arnaldo Araújo.