CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Actividades

Para ligar dois hemisférios. Os mecanismos da mediação crítica na cultura transatlântica

Para ligar dois hemisférios. Os mecanismos da mediação crítica na cultura transatlântica

 

Jornada de Estudos

Para ligar dois hemisférios. Os mecanismos da mediação crítica na cultura transatlântica

Data: 22 e 23 Maio 2023

Local: Porto - ESAP; Rio de Janeiro – UFRJ (realizada em formato híbrido)

Desde meados do século XIX, a crítica foi uma prática fundamental para a construção e, também, questionamento de ideias, modelos e narrativas no campo da arquitectura. Foi um mecanismo crucial na estruturação de uma rede de relações, contacto e permuta entre intelectuais ibéricos e sul-americanos que extravasou as fronteiras físicas e imaginárias que diferentes tensões geopolíticas ajudaram a erguer e a cristalizar.

Apesar dos esforços recentes no desenvolvimento de trabalhos monográficos e na cartografia da sua produção, o entendimento da crítica de arquitetura como prática transcultural e o enfoque específico sobre as relações ibero-americanas parecem apresentar ainda caminhos de pesquisa a aprofundar e a explorar.

Esta jornada de estudos propõe trazer contribuições para o encaminhamento dessas pesquisas. Busca, assim, tomar o espaço Atlântico como recorte metafórico, uma zona de contacto, e, de maneira mais específica, pretende investigar os mecanismos de mediação dos críticos, os seus lugares institucionais, formais e informais de encontro e de troca. A hipótese perseguida é a de que esses mecanismos contribuíram para conferir tangibilidade aos discursos e aos objetos da crítica.

Os casos de estudo aqui apresentados definem, por isso, tentativas de aproximação às maneiras de se pensar e fazer crítica como ação de transculturação. Partem, pois, de interrogações diferenciadas entre si, que procuram perceber como é que esses lugares venceram fronteiras físicas e ideológicas, e até que ponto a rotina de encontros regulares entre os críticos ibéricos e os sul-americanos criou uma cultura de troca, debate e influência mútua. Ou seja, trata-se de estudar como é que, em diferentes ondas de mundialização, os críticos parecem ter sido agentes ativos na construção de uma cidadania global e vocabulário compartilhado.

 

Coordenação:

Rute Figueiredo (CEAA-ESAP)

Priscilla Alves Peixoto (PROARQ-UFRJ)

Maria Helena Maia (CEAA-ESAP)

 

Enquadramento: 

Para Ligar dois Hemisférios. Os mecanismos da mediação crítica na cultura transatlântica é uma jornada de estudos partilhada entre o Programa de Mestrado Integrado em Arquitetura da Escola Superior Artística do Porto e o Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que será realizada em formato híbrido nos dias 22 e 23 de Maio de 2023. Resulta do esforço de colaboração concertado dos projectos de investigação ARCHMEDIUM (CEAA) e História da crítica da arquitetura (PROARQ-UFRJ).

 

Programa