CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Actividades

Ruína e Vegetação: Convivências Inquietas entre Arte e Arquitetura

Ruína e Vegetação: Convivências Inquietas entre Arte e Arquitetura é um evento público que ocorrerá ao longo do dia 15 de Abril de 2025 na Casa São Roque no Porto e conta com a participação de artistas, arquitectos e investigadores como: Miguel Costa, Joana Rafael, Inês Azevedo e Joana Mateus, Inês Moreira, Dária Salgado, Flora Paim, Beatriz Duarte, Monique Bernardine, entre outros. 

O encontro, de livre acesso, instala nos espaços da Casa de São Roque vários corpos de pesquisa sobre convivência de ruína e vegetação em lugares concretos que levantam questões como mineração e remediação, existência de microplásticos e mudanças na materialidade planetária, modos de resistência cultural e ecológica, hortas urbanas e ecossistemas ruderais.

Situado entre a conferência, a exposição e o percurso performativo, é motivado pela pesquisa de artistas e investigadores publicados recentemente no livro “Vegetação Inquieta: registos improváveis entre paisagem, arte, arquitectura e ruína” pelo Centro de Estudos da ESAP (CEAA-ESAP), faz parte do projecto Extreme Sites.

Mais informação em: https://extremesitesproject.wordpress.com/

Organizadores:

Miguel Costa (i2ADS;CEAA-ESAP), Inês Moreira (Extreme Sites/CEAA-ESAP), Monique Bernardine (Casa São Roque), Joana Couto (CEAA-ESAP).

Apoios e parcerias:

Este evento é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04041/2020 (https://doi.org/10.54499/UIDB/04041/2020) – Centro de Estudos Arnaldo Araújo.