CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Equipa
Luísa Pinto
Nome Profissional

Luísa Pinto

Nome

Luísa Isabel da Costa Pinto

Grupo de Investigação
Categoria

Integrados

Projetos
Email
ORCID

0000-0001-7696-3055

Página(s) Web
Curriculum DeGois

9896933130199455

Curriculum Resumido

Luisa Pinto 

Doutorada em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 Encenadora, investigadora, atriz e professora nos cursos de Teatro das instituições de ensino superior: Escola Superior Artística do Porto-ESAP e Universidade de Trás os Montes-UTAD. É investigadora integrada no Centro de Estudos Arnaldo Araújo/Esap.

Membro da Comissão Organizadora - ARQUITETURAS DRAMÁTICAS. Teatro e Artes Cênicas em Movimento, ARTE INCLUSIVA? Quem inclui quem? e ATOS DE REVOLTA. REPRESSÕES, MARGINALIDADES, PROTESTOS E ARTES PERFORMATIVAS. Foi keynote nesta última conferência.

Tem obra publicada e profere comunicações de Teatro e artes performativas em diversos encontros nacionais e internacionais. Entre eles na Quadrienal de Praga 2023. Ainda no âmbito da investigação, Luisa Pinto está a fazer um Pós-Doutoramento na ECA- Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

É Diretora Artística da Companhia de Teatro Narrativensaio-AC. Enquanto encenadora levou à cena mais de trinta peças, entre elas, Missa do Galo e Amor Solúvel de Carlos Tê, Breviário Gota D’água, a partir da obra de Chico Buarque, O Deserto de Medeia de Marta Freitas, O Filho Pródigo de João Maria André, A Vida no Campo de Joel Neto e Anónimo Não é Nome de Mulher, de Mariana Correia Pinto, este último, com encenação de António Durães, e  Maria de Medeia de Luisa Pinto e Joaquim Gama, entre outras. Os seus espetáculos circulam por todo país e no Brasil. Entre 2007 e 2015 foi Diretora Artística do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. Desde 2006 investiga e realiza projetos de Teatro em Contexto Prisional. Foi apresentadora e autora de programas de carácter cultural para a RTP. Foi corealizadora do documentário Rompendo os Muros da Prisão e corealizadora do Filme Concerto-O Filho Pródigo.

Foi convidada pela A3ES- Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, para integrar a última comissão de avaliação dos ciclos de estudo de Teatro do ensino superior. Foi formadora no programa de valorização e capacitação dos recursos humanos da RTCP- Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, promovido pela DGArtes - Direção Geral das Artes.