O projecto A Modernidade em Debate tem como objectivo debater arquitectos com obra significativa em Amarante e relançar o tema do património moderno.
A Câmara Municipal de Amarante ao promover o primeiro encontro que se realizou no dia 8 de Janeiro de 2016, fazia uma escolha intencional de estudar e divulgar a obra do arquitecto Januário Godinho em Amarante, mas pretendia paralelamente fixar uma orientação e rumo futuros. Este seria o primeiro de outros encontros. Com o apoio do Centro de Estudos Arnaldo Araújo e no quadro da área temática Arquitectura Moderna – Divulgação e Preservação, foram fixados os objectivos, que passavam, num primeiro momento, pela organização de um encontro científico, de uma exposição e de uma publicação em livro. Januário Godinho, arquitecto com obra de relevo em Amarante seria o tema.
Foi no entanto também objectivo, abrir o debate a outros arquitectos.
Com estes encontros, deseja-se celebrar o fruto do trabalho de arquitectos, investigadores e colaboradores que, no âmbito da missão e actuais objectivos estratégicos das instituições envolvidas, dão início a um estudo do património arquitectónico recente em Amarante. Trata-se também de uma acção urgente no sentido de compreender e proteger edifícios considerados em situação de risco, como é o caso do Mercado Municipal de Amarante do arquitecto Januário Godinho, assumindo a Câmara Municipal, no quadro de uma política de responsabilidade partilhada, o compromisso de iniciar de modo sustentado e ponderado o estudo deste património particular.