A delegação portuguesa – CIAM Porto – apresentou-se no CIAM X com uma proposta para uma comunidade rural. Trata-se de uma atitude inovadora que reflete as influências da arquitetura vernacular presente no Inquérito à Arquitetura Regional realizado pelos arquitetos modernos portugueses, nos anos 50.
Este projeto de investigação, centra-se no estudo das características da proposta apresentada em Dubrovnik em 1956 e naquilo que esta representa em termos da cultura arquitetónica nacional e internacional.
Partindo da documentação coeva – desenhos, cartas, relatórios, notas e outros manuscritos – pretendeu-se reler a escolha da equipa portuguesa na sua articulação com o mundo rural, na medida em que representa um contributo inovador em que se cruzam múltiplas aproximações que vão da antropologia à arquitetura.
Por outro lado, pretendeu-se estudar o nível de relação deste projeto não só com o CODA (Concurso para a Obtenção do Diploma de Arquiteto) de Arnaldo Araújo, mas também com planos de assentamentos rurais que ao tempo se construíam no interior de Portugal.