Índice
AGRADECIMENTOS
APRESENTAÇÃO
I PARTE – A PLASTICIDADE
Nelson Araújo
INTRODUÇÃO
1. A OBJECTIVIDADE
1.1. 0 Rigor e a Frontalidade da Câmara
1.2. A Precisão Histórica
1.3. Os Atores-Retrato e a não Representação
1.4. O Espectador-Receptor Activo
2. A DIALÓGICA
2.1. A Pintura
2.2. O Teatro
2.3. As Casas-Personagem
2.4. A Palavra
3. A COMPOSIÇÃO
3.1. A Espiritualidade dos Longos-Planos
3.2. A Imagem e a Construção dos Quadros-Cinematográfico
3.3. O Som
4. FOZ – ARTICULAÇÃO DE CONCEITOS
CONCLUSÃO
Bibliografia
II PARTE – O SIMBOLISMO
I. O TEMPO E O ESPAÇO
Carlos Melo Ferreira
1.1. Amor de Perdição
1.2. Vale Abraão
1.3. Viagem ao Princípio do Mundo
2. RELAÇÕES COM A LITERATURA
Antonio Preto
2.1. A Divina Comédia
2.2. O Dia do Desespero
2.3. O Estranho Caso de Angélica
3. INDISCIPLINARIDADE
Carolin Overhoff Ferreira
3.1. 0 Acto da Primavera
3.2. Mon Cas / O Meu Caso
3.3. Porto da Minha Infância
4. A PALAVRA
Mathias Lavin
4.1. Benilde, ou a virgem-mãe (1975)
4.2. Um Filme Falado
4.3. Singularidades de uma Rapariga Loira
5. ENTREVISTA COM MANOEL DE OLIVEIRA
Nelson Araújo