CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Publicações

O IMAGINÁRIO NO CINEMA DE JOÃO CÉSAR MONTEIRO. Poética, imagens e mitos

Índice

 

INTRODUÇÃO GERAL

 

Primeira Parte - IMAGINÁRIO, IMAGEM E IMAGINAÇÃO

INTRODUÇÃO

Capítulo I. REPRESENTAÇÃO: A ERA DA IMAGEM

1.1. A magia da imagem

1.2. A cópia e o fantasma

1.3. A representação do objeto

Capítulo II. AUTOREPRESENTAÇÃO: ENTRE O CONSCIENTE E O INCONSCIENTE

2.1. A consciência do exterior

2.2. O inconsciente imediato e o retorno da imaginação simbólica

Capítulo III. PRESENTAÇÃO E INSTAURAÇÃO DE UMA PRESENÇA

3.1. Presentação e simulacro

3.2. A imaginação simbólica instauradora

      i. Sincronicidade e individuação simbólica

      ii. A consciência imaginante como ato de liberdade

      iii. O devaneio poético e a imaginação material

      iv. Mundo imaginal e a imaginação ativa

      v. O mito e o Tempo Sagrado

      vi. Imaginação narrativa e ação prática

Capítulo IV. IMAGINÁRIO: UMA TEORIA GERAL E UMA METODOLOGIA

4.1. Antropologia do imaginário e dialética dos símbolos

      i. Gestos dominantes e regimes do imaginário

      ii. Níveis de simbolismo 

      iii. Uma fantástica transcendental e mediadora entre o eterno e o temporal

4.2. Mitodologia: mitocrítica e mitoanálise   

      i. Epistemologia e ontologia da obra e da ciência do homem

      ii. Da mitocrítica à mitoanálise

CONCLUSÃO

 

Segunda Parte - CINEMA E IMAGINÁRIO

INTRODUÇÃO

Capítulo V. O CINEMA OU A ALQUIMIA DAS IMAGENS

5.1. Um enquadramento para os nossos olhos

5.2. Fotogenia e o encanto do duplo 

5.3. Movimento e ubiquidade

5.4. A incorporação sonora

5.5. Ritmo e sentido

      i. Ritmo e tonalidade psicológica

      ii. A impressão de continuidade e metamorfose

      iii. Expressividade e transparência

 5.6. “Era uma vez…” 

      i. Narrativa fílmica, literária e teatral

      ii. Relato, narração e história

      iii. Mito e ritual

      iv. Estruturas narrativas

      v. Personagens, heróis e actantes

      vi. Décors

5.7. Cinematização do imaginário contemporâneo

Capítulo VI. CINEMA, IMAGINAÇÃO E REAL

6.1. O real imaginado

6.2. “Vamos ao cinema?”

6.3. Corpo (i)mobilizado

6.4. Projeção e identificação 

6.5. Entre a catarse e a reflexão, uma experiência lúdica

CONCLUSÃO

 

Terceira Parte - IMAGINÁRIO NO CINEMA DE JOÃO CÉSAR MONTEIRO

INTRODUÇÃO

      i. Pressupostos epistemológicos e orientações metodológicas

      ii. Aproximação à obra

      iii. Estrutura do relato

Capítulo VII. VIDA E OBRA DE JOÃO CÉSAR MONTEIRO

7.1. A fusão entre a vida e a obra de JCM

      i. Da Figueira da Foz para Lisboa

      ii. Da cinefilia à escrita sobre cinema

      iii. Os primeiros filmes: a experimentação revolucionária

      iv. À procura das essências no Portugal rural e nos contos tradicionais

      v. Dois filmes “aquáticos” e um filme pessoano

      vi. A tetralogia de João Deus e três filhos menores

      vii. Uma experiência radical

      viii. Um filme síntese ou filme-testamento

7.2. Poética, estética e ética do cinema cesariano

      i. O respeito pelo real

      ii. A expressão da subjetividade pessoal e transpessoal

      iii. Intertextualidade e abismo

      iv. A liturgia do verbo e do gesto

Capítulo VIII. DOS MITEMAS AOS MITOS CESARIANOS

8.1. Mitemas: arquétipos, temas, motivos, emblemas, situações dramáticas e décors

      i. Mulher

      ii. Água, leite e ovo

      iii. Espelho

      iv. Olhos

      v. Portugal

      vi. Viagem, fuga e expulsão

      vii. Educação sentimental

      viii. Alteridade e confiança

      ix. João de Deus

      x. Décors

8.2. Regimes da imagem

      i. Regime diurno: estruturas esquizomorfas  

      ii. Regime noturno: estruturas místicas e sintéticas

8.3. Mitos diretores e relação com o real 

      i. Mito da intimidade

      ii. Mito hermetista

      iii. Mito da Idade de Ouro

CONCLUSÃO

 

CONCLUSÃO FINAL

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FILMOGRAFIA DE JOÃO CÉSAR MONTEIRO

ANEXO - Ficha técnica dos filmes de João César Monteiro

ÍNDICES ESPECÍFICOS

      ÍNDICE DE QUADROS

      ÍNDICE DE FIGURAS

      ÍNDICE DE FOTOGRAMAS

      ÍNDICE DE FOTOGRAFIAS