Teses de Doutoramento
| Paulo Telles de Lemos
Semelhanças e diferenças do espaço urbano de Lisboa e Porto na 2ª metade do século XIX. Estudo comparado das avenidas da Liberdade e dos Aliados
Universidade de Valladolid. Directores: Pedro Vieira de Almeida/Maria Helena Maia e Ramón Rodriguez Llera
Esta tese pretende proceder ao estudo urbanístico e arquitectónico comparativo das avenidas da Liberdade em Lisboa e dos Aliados no Porto, com vista a estabelecer as similitudes e diferenças existentes na forma de fazer e pensar a cidade.
O estudo destas duas avenidas – datadas do período compreendido entra a segunda metade de oitocentos e as primeiras décadas do séc. XX – assenta em dois tipos de abordagem: (1) uma abordagem diacrónica, que permita refazer os momentos mais significantes que conduziram e moldaram a sua concretização; (2) uma abordagem sincrónica que permita a análise e compreensão das avenidas nas suas implicações arquitectónicas e urbanas actuais.
Teses de Doutoramento
| Mariana Veiga Copertino
Entre o cinema e a literatura: a influência da ‘Presença’ na produção de Manoel de Oliveira
UNESP FCL/Ar (Brasil). Orientador: António Preto
Teses de Mestrado
| Tiago Veloso
Para uma Assincronia do Tempo
Escola Superior Artística do Porto, Mestrado em Realização - Cinema e Televisão - Variante Cinema. Orientadora: Eduarda Neves
O espaço que nos envolve, dependente do tempo e da matéria que o habita, é, tal como o nosso corpo, uma forma orgânica que altera a sua forma e se altera em função das condições ambientais, políticas, sociais e económicas. O poder atravessa o espaço no qual respiramos, nos deslocamos e amamos. Até onde estamos dispostos a ceder ao desejo pelo espectáculo e ao desejo pela natureza?
Teses de Doutoramento
| Pedro Santos Silva
Arte y Escucha del Ser – acercar lo Absoluto
Faculdade de Belas Artes de Pontevedra - Universidade de Vigo – Programa de doutoramento Creación e Investigación en Arte Contemporáneo. Supervisores: Nacho Barcia e Eduarda Neves
"Arte y Escucha del Ser – acercar lo Absoluto" estuda, de um ponto de vista fenomenológico-hermenêutico, com referências principais Martin Heidegger e Paul Ricoeur, a relação dialogante entre a obra de arte e o espectador, no sentido de incitar este último ao questionamento do seu próprio existir. Para tal, avançaremos com uma análise compreensiva-interpretativa da temática da finitude humana enquanto sinónimo de transfiguração, a partir dos referenciais simbólicos da água e do fogo, trabalhados, figuradamente, pelas artes visuais e performativas. Procuraremos aferir a praticabilidade desta relação dialogante potenciando uma (re)leitura simbólica da morte na arte contemporânea, abrindo-a, assim, a novos horizontes interpretativos, que exploraremos na produção de obra artística pictórica, fílmica e performativa
Teses de Mestrado
| Brígida Sousa
Viagens
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas. Supervisora – Eduarda Neves
Viagens, sob a forma de diário, apresenta-se como o registo de memórias e como partida para uma fragmentação. O diário como reflexo da intimidade, questionando as fronteiras entre público e privado. O diário constitui ainda uma ferramenta que contribui para evitar o desmembramento da vida e da sociedade. O clima político e social instável que vivemos é reflexo de um corpo pleno de questões, angústias, solidão, ruínas. Um corpo que habita o espaço através da memória. A possibilidade da existência de um corpo que viaja entre diferentes dinâmicas: a do loop, do frenesim, do ruído, do gesto conduzido até ao seu limite, em diálogo com um corpo que, sendo o reflexo de todo esse caos, se pode apresentar, em última instância, como um corpo esgotado. Esse esgotamento do gesto em estado de desaceleração. Entre a inexistência do gesto depois de um corpo em chamas e um corpo agora inerte, é possível construir um espaço para o silêncio e para o vazio.