CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Grupo de Investigação

Arte e Estudos Críticos

2024

2024 | NEVES, Eduarda –  "Três diagnósticos. Sete possibilidades / Three diagnoses. Seven possibilities / Trois diagnostiques. Sept possibilités" in Da Abstracção [ou a ocupação em demasia com um objecto] / On Abstraction [or the excessive concern about an object]. Editado por Eduarda NEVES. Porto: Centro de estudos Arnaldo Araújo, ESAP-CESAP, 2024, p. 4-9

2024 | NEVES, Eduarda (ed.) - Da Abstracção [ou a ocupação em demasia com um objecto] / On Abstraction [or the excessive concern about an object]. Porto: Centro de Estudos Arnaldo Araújo, ESAP-CESAP. 2024.

2023

2023 | LIMA, Luís - “Do Livro que Retorna, Exercícios de Text-Jokey” in Lote #4, revista de poesia e ensaio, (ed. e coord. Maria Brás Ferreira). Julho de 2023.

2023 | NEVES, Eduarda – Thomas Ruff - Porträt in Marques, B., Ribeiro, E. (coord.) (2023). Conversas sobre Retrato / Portrait Talks. Lisbon: Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa e CEHUM – Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, p. 48-54. DOI: https://doi.org/10.34619/wodx-p2wj

2022

2022 | BARREIRO Maria Covadonga – Visual Essay 01 in TOMATO PROJECT. BODY. WORK. POVERTY. Edited by Eduarda Neves. Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2022

2022 | DUARTE, João Oliveira – This Body, This Poverty: Andy Warhol’s 1969 Exhibition. Exhibition Raid the Icebo in TOMATO PROJECT. BODY. WORK. POVERTY. Edited by Eduarda Neves. Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2022, p. 250-265

2022 | DUARTE, João Oliveira; LEITE, Ricardo - “Rua Chã” in COSTA, Tiago Bartolomeu (org. e ed.) Cadernos do Rivoli 08-09. Porto: Pensamento. Janeiro de 2022.

2022 | LIMA, Luís - “Quando os Signos Fazem Sinal” prefácio in Proust e os Signos - Gilles Deleuze. Lisboa: Barco Bêbado. Abril de 2022. pp.7-14.

2022 | LIMA, Luís - tradução de K como Kolónia - Kafka e a Descolonização do Imaginário de MONDZAIN, Marie-José. Lisboa: Orfeu Negro, 2022 (232 pág.). ISBN:978-989-9071-32-2.

2022 | LIMA, Luís - tradução de Perseverança: entrevista com Serge Toubiana / Serge Daney. Lisboa: The Stone and the Plot, 2022. (148 pág.) ISBN:978-989-53806-0-2.

2022 | LIMA, Luís - tradução de Proust e os Signos - Gilles Deleuze. Lisboa: Barco Bêbado. Abril de 2022 (198 pág.)

2022 | LIMA, Luís; MARTINS, Alexandra; (eds.) – A Cidade do Depois: História(s), Imagens, Cinema, Política. Lisboa: UAL-Porto/Post/Doc. Edição Nip.C@m - Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. 2022. ISBN:978-989-9002-20-3. E-ISBN:978-989-9002-21-0. DOI: https://doi.org/10.26619/978-989-9002-20-3

2022 | NEVES, Eduarda — BESTIÁRIO MENOR. Tempo e Labirinto na arte contemporânea. Lisboa, Editora Barco Bêbado, 2022 ( 93 pgs.)

2022 | RODRIGUES, Nuno Faleiro – Americanism and Fordism: repetition, habit, and ideology in TOMATO PROJECT. BODY. WORK. POVERTY. Edited by Eduarda Neves. Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2022, p. 182-187

2022 | SUSINGAN, CristinaIn a land that yield everything, what do you hunger for? in TOMATO PROJECT. BODY. WORK. POVERTY. Edited by Eduarda Neves. Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2022, p. 240-247

2022 | TOBOSO GALINDO, Juan Luis - “Animal, vegetal, mineral” in TOBOSO GALINDO, Juan Luis; MARTINS, Ivo; Como plantar um penedo. Guimarães: Centro Cultural Vila Flor. Abril de 2022. ISBN:978-989-8474-67-4.

2022 | TOBOSO GALINDO, Juan Luis - “No canto Atento do chapim azul” in TOBOSO, Juan Luis; BONILLA, Milena; SANTIAGO, Isabeli; (eds.) - A Hora Antes do Pôr-do-sol. Porto: Galeria Municipal do Porto/ Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M. + Archive Books, 2022.

2022 | TOBOSO GALINDO, Juan Luis - “No canto Atento do chapim azul” in TOBOSO, Juan Luis; BONILLA, Milena; SANTIAGO, Isabeli; (eds.) - A Hora Antes do Pôr-do-sol. Porto: Galeria Municipal do Porto/ Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M. + Archive Books, 2022.

2022 | TOBOSO GALINDO, Juan Luis - ”Entrevista com Filipe Marques” in TOBOSO, Juan Luis; MARQUES, Filipe; SANTIAGO, Isabeli; (eds.) - Pandemic: I Don’t Know Karate But I Know Ka-Razor. Porto: Galeria Municipal do Porto/ Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M. 2022. ISBN:978-989-53480-3-9.

2022 | TOBOSO GALINDO, Juan Luis; MARTINS, Ivo – Como plantar um penedo. Guimarães: Centro Cultural Vila Flor. abril de 2022. ISBN:978-989-8474-67-4.

2022 | TOBOSO, Juan Luis; BONILLA, Milena; SANTIAGO, Isabeli; (eds.) - A Hora Antes do Pôr-do-sol. Porto: Galeria Municipal do Porto/ Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M. + Archive Books, 2022.

2022 | TOBOSO, Juan Luis; BONILLA, Milena; SANTIAGO, Isabeli; (eds.) - Que Horas são Que Horas Uma Galeria de Histórias. Porto: Galeria Municipal do Porto/ Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M, 2022. ISBN: 978-989-53480-4-6.

2022 | TOBOSO, Juan Luis; MARQUES, Filipe; SANTIAGO, Isabeli; (eds.) – Pandemic: I Don’t Know Karate But I Know Ka-Razor. Porto: Galeria Municipal do Porto/ Ágora - Cultura e Desporto do Porto, E.M. 2022. ISBN:978-989-53480-3-9.

2021

2021 | DUARTE, João Oliveira – Alain Resnais’s Enthropic Archive in Conceptual Figures of Fragmentation and Reconfiguration, Ed. by N. Conceição, G. Ferraro, N. Fonseca, A.D. Fortes, F. Molder. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Instituto de Filosofia da NOVA, 2021, p. 155-190,  https://doi.org/10.48618/CEAA-2021-G3-2

2021 | LIMA, Luís; FERREIRA, Catarina; MADUREIRA, Marta – A Menina que Sentia Triângulos – Um Álbum Ilustrado sobre Ansiedade in 8 ed. Conferência Internacional em Ilustração e Animação. Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 2020. pp. 343-353. ISBN: 978-989-54939-0.

2021 | LIMA, Luís; NAMORADO, Filipa; SOUSA, Nuno – Meninos, Meninas e nas Entrelinhas: A Picture Book that Subverts Traditional Gender Coding in 8 ed. Conferência Internacional em Ilustração e Animação. Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 2020. pp. 343-353. ISBN: 978- 989-54939-0-6 [revisão por pares]

2021 | NEVES, Eduarda – 35 graus celsius. Ensaios sobre arte contemporânea / 35 degrees celsius. Essays on contemporary art. Lisboa: Editora Palimpsesto, Apoio Contemporânea, Novembro 2021, ISBN: 978-989-98345-6-9 (176 pág.)

2021 | NEVES, Eduarda (editora convidada) — Revista Contemporânea #7, "Fotografia"; Lisboa, Dezembro 2021

2021 | RODRIGUES, Nuno Faleiro – Quadrado branco/White Square, Contemporânea 7, Lisboa, Dezembro 2021, pp 34-41. ISBN: 9789895304622.

2021 | NEVES, Eduarda – O que muda no deserto quando o olhar se fixa na miragem. Posfácio in Semprun, Jaime, Debord, Guy and Lebovici, Gérard - "Aquilo que é". Lisboa: Barco Bêbado. 2021.

2021 | NEVES, Eduarda - Entrevista a Daniel Steegmann Mangrané, Contemporânea #7 , Lisboa, Dezembro 2021,  p.160 - 169

2021 | LIMA, Luís – “Daniel Blaufuks, Documentar a Vida, Abrir o Tempo / To Document Life, to Open up Time” in Contemporânea n.º 7, dir. Celina Brás, ed. Eduarda Neves, edição bilingue, Dezembro pp.18-25. ISBN 978-989-53-0462-2

2020

2018 | EZQUIETA, Icíar e BARREIRO, Mª Covadonga - El álbum ilustrado como instrumento para el profesorado de infantil, primaria y secundaria. In: Transformar, criar, desafiar:o VII Congresso Matéria-Prima, 2018, Lisboa: Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes, Universidade de Lisboa, pp. 327-334.

2020 | BARREIRO, Mª Covadonga e TOURÓN, Sonia - Acciones y reacciones del cuerpo proteico. In: De ‘a Peste? A ‘o Estrangeiro’, ou as Artes em 2020. Atas do Congresso Internacional CSO, Criadores Sobre outras Obras, Lisboa: Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes, Universidade de Lisboa, pp. 830-839.

2020 | LIMA, Luís; FERREIRA, Catarina; MADUREIRA, Marta – “A Menina que Sentia Triângulos – Um Álbum Ilustrado sobre Ansiedade” in 8 ed. Conferência Internacional em Ilustração e Animação. Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, pp. 343-353. ISBN 978-989-54939-0-6

2020 | RODRIGUES, Nuno Faleiro (tradução) – “Life and Death in the Context of Biopolitical Domination” (Peter Pál Pelbart) in Documents of Contemporary Art: Health, pp. 190-198. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. 

2020 | RODRIGUES, Nuno Faleiro - Frame and Fragment, Journal of International Photography, vol. I, 2020, pp 56-58.

2020 | TOURÓN, Sonia e BARREIRO, Mª Covadonga - De la mancha a la masa: encuentros performativos en la obra de Helena Almeida. In: De ‘a Peste? A ‘o Estrangeiro’, ou as Artes em 2020. Atas do Congresso Internacional CSO, Criadores Sobre outras Obras, Lisboa: Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes, Universidade de Lisboa, pp. 1365-1371.

2019

2019 | BARREIRO, Covadonga e ROJO, Carmen – Covadonga Barreiro x Carmen Rojo. In: Afinidades selectivas 10. Arte e didáctica. Vigo: Universidade de Vigo, pp. 22-25.

2019 | LIMA, Luís (ed.) – Como o Sol / Como a Noite, catálogo da exposição e da retrospectiva homónima dedicado à obra da dupla de cineasta António Reis e Margarida Cordeiro, no âmbito do Festival de Cinema Porto/Post/Doc, 2018, Porto.

2019 | NEVES, Eduarda – Let´s Talk About It, Revista Contemporânea, #4, Dezembro

2019 | NEVES, Eduarda – Nem - Isto - Nem Aquilo. Lisboa: Editora Palimpsesto, Novembro 2019, (160 pág.)

2019 | SUSIGAN, Cristina – Walter Benjamin e a “sobrevivência da imagem”. In: Francisco Camêlo; Leonardo Apolinário Alves de Lima; Patrick Gert Bange; Ricardo Pinto de Souza (Orgs.).Benjaminiana – outros ensaios sobre arte, política, linguagem e história. São João do Meriti [RJ]: Desalinho, p. 71-86

2018

2018 | EZQUIETA, Icíar e BARREIRO, Mª Covadonga - El álbum ilustrado como instrumento para el profesorado de infantil, primaria y secundaria. Faculdade de Belas Artes de Lisboa: Revista Matéria-Prima, v. 6, n, 2 (maio-agosto) pp. 156-163

2018 | LIMA, Luís – Immanence et ontographies du plan Littéraire à la Philosophie du corps: propositions, démonstrations, corolaires, scolies, axiomes et lemme pour une exhaustion libre au style de Spinoza, Mélanges Francophones, ed. Galati University Press, Galati, Roménia, 2018

2018 | LIMA, Luís; MARTINS, Alexandra João – Do Gesto em António Reis e Margarida Cordeiroin actas das IXª Jornadas de Cinema Português, na UBI – Universidade da Beira Interior, Covilhã, Maio de 2018.

2018 | LIMA, Luís; MARTINS, Alexandra João – Do anacronismo como crítica. Pasolini e Straub-Huillet: Maio de 1968, in actas da Conferência Avanca / Cinema – Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia e Comunicação, Avanca, 2018

2018 | LIMA, Luís; PENEDO, Patrícia – A Pregnância Material da Superfície in Actas da Conferência Internacional CONFIA, 2018.

2018 | LIMA, Luís; PINHEIRO, Maria; BRANDÃO, Daniel – Constrangimentos da Portugalidade: Projeto de Intervenção com Cinema de Animação em Espaço Público in Actas da Conferência Internacional CONFIA, 2018

2018 | LIMA, Luís;  MIGUEL, Susana;  MARQUES, Jorge – Crossed Narratives in Animated cinema: sensitization and perception of the tragedy of forestal wildfires,, in Actas da Conferência Internacional CONFIA, 2018

2018 | SUSIGAN, Cristina – Aby Warburg e sua História de Fantasmas: a transmemória das imagens. 1. ed. Mauritius: Novas Edições Acadêmicas

2018 | SUSIGAN, Cristina – Cartografias de Sofia Pidwell: A malha intrincada entre o intencional e o imponderável. In: Francisco Laranjo; Domingos Loureiro; Sofia Torres; Teresa Almeida. (Org.). 01ed.Porto: Research Institute in Art Design and Society - i2ADS, 2018, v. 01, p. 15-583

2018 | SUSIGAN, Cristina – Diálogo como resposta: a construção imaginária da figura enigmática do artista holandês. In: María del Mar Albero Mun?oz; Manuel Pe?rez Sa?nchez. (Org.). ?Yngenio et arte": elogio, fama y fortuna de la memoria del artista". 01ed.Murcia: Fundación Universitaria Española, 2018, v. 01, p. 08-697.

2018 | TOBOSO Galindo, J. L. –  ...supone todo esto una posibilidad? in Reinventar lo Posible / Accionar lo Imaginable, ed. Juan Luis Toboso + Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, 126 - 131. ISBN: 978-84-482-6239-6. valencia: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana.

2018 | TOBOSO Galindo, J. L. –  Constelaciones de un todo infinito in Reinventar lo Posible/ Accionar lo Imaginable, ed. Juan Luis Toboso + Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, 94 - 101. ISBN: 978-84-482-6239-. Valencia: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana.

2018 | TOBOSO Galindo, J. L. –  Two and a half minutes to midnight in Reinventar lo posible/ Accionar lo imanigable, ed. Juan Luis Toboso + Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, 62 - 67. ISBN: 978-84-482-6239-6. Valencia: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana.

2018 | TOBOSO Galindo, J. L. –  Un inmenso juego de energías in Reinventar lo posible/ Accionar lo imanigable, ed. Juan Luis Toboso y Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana, 2 - 14. ISBN: 978-84-482-6239-6. Valencia: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana.

2018 | TOBOSO Galindo, J. L. (Ed.) –  Reinventar lo posible/ Accionar lo imanigable ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-84-482-6239-6. Valencia: Consorci de Museus de la Comunitat Valenciana

2017

2017 | LIMA, Luís – Immanence et ontographies, du plan Littéraire à la Philosophie du corps: propositions, démonstrations, corolaires, scolies, axiomes et lemme pour une exhaustion libre au style de Spinoza in Mélanges Francophones. Galati : Galati University Press, 2017. ISSN: 1843-85-39 [revisão por pares].

2017 | NEVES, Eduarda – E nunca é tudo in Quatro Elementos. Porto: Galeria municipal do Porto.

2017 | NEVES, Eduarda – Um crítico na época do cinismo avançado in Arte, Crítica, Política (org. Nuno Crespo). 1. ed. Lisboa: Tinta da China, 2017, v. 1, p. 85-92. (with peer review)

2016

2016 | NEVES, Eduarda – Nota Introdutória in Dispositivos na Prática Artística Contemporânea #3. Porto: Centro de Estudos Arnaldo Araújo da CESAP/ESAP, 2016

2015

2015 | FREITAS, Marta; PIRES, Jacinto Lucas; PALINHOS, Jorge; LOURAÇO, Jorge; CHÉU Cláudia Lucas; OLIVEIRA, Mickäel de; RODRIGUES Tiago – Cassandra. Ed. Húmus, 2015

2015 | Imundação / Marta Freitas (texto); Diego Blanco (ilustração). Colección de Banda Deseñada sobre Teatro / Revista Galega de Teatro. Ed A.C. “Entre Bambalina”, 2015

2015 | NEVES, Eduarda – The face is a Map: Self-Performance by Jurgen Klauke. Accepted (January 2015) to be published in Proc. Inside. Outside. Other. The body in the work of Gilles Deleuze and Michel Foucault Münster Kunstakademie, 2015 (with peer review)

2014

2014 | RODRIGUES, Marta – The Challenges of the Ephemeral: Conserving Performance Art in AVANCA | CINEMA 2014 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia. Avanca: Edições Cine Clube de Avanca, Coleção “Comunicação em Debate”, 2014,  p. 494-500

2014 | RODRIGUES, Nuno – Algumas notas sobre o pensamento político de Deleuze e Guattari. Accepted to be published in Teorias políticas contemporâneas / Edited by José Manuel Santos, Bruno Peixe e José Gomes André. Lisboa: Documenta

2013

2013 | BARREIRO, Maria Covadonga – “Máquinas Poéticas. Mecanismos para el Arte” in Explorar os Limites / Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto, CEAA, 2013, p. 77-95

2013 | CALÓ, Susana e Boaventura de Sousa SANTOS – Democratizar el Territorio, Democratizar el Espacio. Entrevista a Boaventura de Sousa Santos por Susana Caló, 2013

2013 | NEVES, Eduarda – “Os Limites? Que limites?” in Explorar os Limites /Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto: CEAA, 2013, p. 105-114

2013 | NEVES, Eduarda – Arte e Utopia: a lição das sereias in Arte e Utopia. Lisboa: IHA/FCSH-UNL, 2013

2013 | NEVES, Eduarda – Sete Letras – texto de apresentação do documentário com o mesmo título. Guimarães – Capital Europeia da Cultura, Março de 2013

2012

2012 | BARREIRO, Maria Covadonga – “Cuando la Escultura Suena” in Esculturas Que Fazem Sons. Sons Que Fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012, p. 9-23

2012 | BARREIRO, Maria Covadonga– Máquinas Poéticas y Artefactos. Mecánicas Del Movimiento en la Creación Artistica Contemporánea (Actitudes / Utopias). Tese de Doutoramento. Faculdade de Bellas Artes da Universidad de Vigo, 2012

2012 | FAUSTINO, Carlos e Maria Covadonga BARREIRO – Esculturas que fazem Sons. Sons que fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012

2012 | NEVES, Eduarda –  Sobre o Auto-Retrato. Fotografia e Modos de Subjectivação. Tese de doutoramento. Madrid: UNED, 2012

2012 | RODRIGUES, Nuno – “El Greco’s Artistic Degeneration: Astigmatism, Paranoia, and the Anomalous” in The Monster and the Monstrous. Oxford: Inter-Disciplinary Press, 2012, pp.161-168

2012 | RODRIGUES, Nuno – “O patológico e o anómalo em El Greco”, Intervalo 5, Lisboa, 2012, pp. 105-118