CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Grupo de Investigação

Arte e Estudos Críticos

2017

2017 | NEVES, Eduarda – A Film, Is A Film, Is A Film. Con Certo Rituale de Ugo Nespolo (Aceite 2017) in NESPOLO/ Daniela Angelucci edit.  Cambridge: Cambridge Scholar Publishers

2017 | NEVES, Eduarda – Um crítico na época do cinismo avançado in Arte, Crítica, Política (org. Nuno Crespo). 1. ed. Lisboa: Tinta da China, 2017, v. 1, p. 85-92. (with peer review)

2016

2016 | NEVES, Eduarda – Nota Introdutória in Dispositivos na Prática Artística Contemporânea #3. Porto: Centro de Estudos Arnaldo Araújo da CESAP/ESAP, 2016

2015

2015 | FREITAS, Marta; PIRES, Jacinto Lucas; PALINHOS, Jorge; LOURAÇO, Jorge; CHÉU Cláudia Lucas; OLIVEIRA, Mickäel de; RODRIGUES Tiago – Cassandra. Ed. Húmus, 2015

2015 | Imundação / Marta Freitas (texto); Diego Blanco (ilustração). Colección de Banda Deseñada sobre Teatro / Revista Galega de Teatro. Ed A.C. “Entre Bambalina”, 2015

2015 | NEVES, Eduarda – The face is a Map: Self-Performance by Jurgen Klauke. Accepted (January 2015) to be published in Proc. Inside. Outside. Other. The body in the work of Gilles Deleuze and Michel Foucault Münster Kunstakademie, 2015 (with peer review)

2014

2014 | RODRIGUES, Marta – The Challenges of the Ephemeral: Conserving Performance Art in AVANCA | CINEMA 2014 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia. Avanca: Edições Cine Clube de Avanca, Coleção “Comunicação em Debate”, 2014,  p. 494-500

2014 | RODRIGUES, Nuno – Algumas notas sobre o pensamento político de Deleuze e Guattari. Accepted to be published in Teorias políticas contemporâneas / Edited by José Manuel Santos, Bruno Peixe e José Gomes André. Lisboa: Documenta

2013

2013 | BARREIRO, Maria Covadonga – “Máquinas Poéticas. Mecanismos para el Arte” in Explorar os Limites / Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto, CEAA, 2013, p. 77-95

2013 | CALÓ, Susana e Boaventura de Sousa SANTOS – Democratizar el Territorio, Democratizar el Espacio. Entrevista a Boaventura de Sousa Santos por Susana Caló, 2013

2013 | FREITAS Almendra, Marta – “Os limites da Dramaturgia” in Explorar os Limites / Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto, CEAA, 2013, p. 97-104

2013 | NEVES, Eduarda – “Os Limites? Que limites?” in Explorar os Limites /Fátima Sales, Carlos Faustino e Maria Covadonga Barreiro Editores. Porto: CEAA, 2013, p. 105-114

2013 | NEVES, Eduarda – Arte e Utopia: a lição das sereias in Arte e Utopia. Lisboa: IHA/FCSH-UNL, 2013

2013 | NEVES, Eduarda – Sete Letras – texto de apresentação do documentário com o mesmo título. Guimarães – Capital Europeia da Cultura, Março de 2013

2012

2012 | BARREIRO, Maria Covadonga – “Cuando la Escultura Suena” in Esculturas Que Fazem Sons. Sons Que Fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012, p. 9-23

2012 | BARREIRO, Maria Covadonga– Máquinas Poéticas y Artefactos. Mecánicas Del Movimiento en la Creación Artistica Contemporánea (Actitudes / Utopias). Tese de Doutoramento. Faculdade de Bellas Artes da Universidad de Vigo, 2012

2012 | FAUSTINO, Carlos e Maria Covadonga BARREIRO – Esculturas que fazem Sons. Sons que fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012

2012 | NEVES, Eduarda –  Sobre o Auto-Retrato. Fotografia e Modos de Subjectivação. Tese de doutoramento. Madrid: UNED, 2012

2012 | RODRIGUES, Nuno – “El Greco’s Artistic Degeneration: Astigmatism, Paranoia, and the Anomalous” in The Monster and the Monstrous. Oxford: Inter-Disciplinary Press, 2012, pp.161-168

2012 | RODRIGUES, Nuno – “O patológico e o anómalo em El Greco”, Intervalo 5, Lisboa, 2012, pp. 105-118