CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Grupo de Investigação

Estudos de Cinema

O grupo de Estudos de Cinema, criado em 2013, tem desenvolvido actividades de investigação no âmbito da história, teoria e crítica do cinema, focando-se preferencialmente no cinema português e no modo como as singularidades desta filmografia nacional participaram, activamente, nalgumas das principais mudanças de paradigma do cinema contemporâneo. Em 2018 o grupo redefiniu as suas áreas de trabalho dominantes. Estas áreas, não sendo exclusivas, constituem, no entanto, os principais eixos de trabalho do grupo.

 

PRINCIPAIS EIXOS DE INVESTIGAÇÃO PARA 2018-2022

Cinema Português - Coord: António Preto

Colocando o enfoque no cinema contemporâneo, esta área de investigação pretende examinar a produção cinematográfica nacional mais recente procurando questionar os parâmetros que, tradicionalmente (e, pelos menos, desde a década de 1960), têm servido para identificar e caracterizar o cinema português. Face à manifesta desadequação dos critérios que, há mais de 40 anos, permitiram definir a especificidade de uma “escola portuguesa”, dotada de uma estética própria, à luz do panorama cinematográfico atual, esta investigação tem por objetivo tomar o pulso à produção cinematográfica mais recente e sondar possíveis linhas de convergência num contexto marcado por uma grande singularidade de pesquisas autorais. 

O Espaço no Cinema - Coord: Carlos Melo Ferreira

Desenvolvendo uma investigação centrada sobre o plano-sequência e a profundidade de campo, esta linha de investigação tem por objetivo fazer uma síntese crítica e um balanço da produção teórica produzida na área, procurando problematizar estas noções e lançar novas pistas de reflexão com base nas representações do espaço e do tempo no cinema contemporâneo. Colocando a tónica na relação do cinema com a arquitetura, e com um particular enfoque na noção de percurso – considerando, ainda, o lugar e o papel do espectador –, a investigação visa igualmente alargar a reflexão a novas modalidades de apresentação e circulação dos objetos cinematográficos, nomeadamente em contexto expositivo ou no que respeita às plataformas digitais.  

História do Cinema - Coord: Nelson Araújo

Orientada para uma reflexão centrada em novas formar de pensar a história do cinema, nomeadamente em articulação com outras modalidades artísticas, esta área de investigação pretende desenvolver um estudo integrativo e transversal da história das imagens em movimento, consideradas a partir de diferentes enquadramentos disciplinares e epistemológicos. A par da problematização do campo investigação e dos processos da elaboração histórica (numa perspetiva clássica), propõe-se desenvolver uma reflexão acerca dos instrumentos e metodologias de trabalho específicos a este tipo de abordagem.