2023
2023
2023 | ARAÚJO, Nelson (coord.) - Os 100 Melhores Planos do Cinema, 100 Autores, 100 Planos. Coimbra: Edições 70. Novembro de 2023. ISBN:978-972-44-2630-3.
2023 | ARAÚJO, Nelson - “Cinema britânico” in ARAÚJO, Nelson (coord.) História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo (2ª edição). Lisboa: Edições 70. Fevereiro de 2023. pp.239-258. ISBN:978-972-44-2688-4.
2023 | ARAÚJO, Nelson - “Introdução” in ARAÚJO, Nelson (coord.) História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo (2ª edição). Lisboa: Edições 70. Fevereiro de 2023. pp.15-21. ISBN:978-972-44-2688-4.
2023 | CRISPIM, Pedro - "Tabu / Gohatto (1999), Nagisa Oshima U?ltimo Olhar [01:33:18/01: 33:43]" in ARAÚJO, Nelson (coord.) Os 100 Melhores Planos do Cinema. 100 Autores, 100 Planos. Coimbra: Edic?ões 70. Novembro de 2023. pp.359-362. ISBN:978-972-44-2630-3.
2023 | PRETO, António; GRILO, João Mário – Manoel de Oliveira e o Cinema Português I: A Bem da Nação (1929-1969) / Manoel de Oliveira and Portuguese Cinema I: For the Good of the Nation I (1929-1969). Porto: Fundação de Serralves, 2023, (415 pág.)
2023 | VIEIRA DA SILVA, Tiago - “History of Cinema, an Open Archive” (e023012) in Comunicação E Sociedade 43, Design e Comunicação: Desafios e Dilemas do Digital. 31 de Janeiro de 2023. DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.43(2023).4721
2023 | ARAÚJO, Nelson (coord.) - História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo (2ª edição). Lisboa: Edições 70. 2023. ISBN:978-972-44-2688-4
2023 | ARAÚJO, Nelson - “Introdução” in ARAÚJO, Nelson (coord.) Os 100 Melhores Planos do Cinema, 100 Autores, 100 Planos. Coimbra: Edições 70. Novembro de 2023. pp.11-18. ISBN:978-972-44-2630-3.
2023 | ARAÚJO, Nelson - “O Desprezo/ Le Mépris (1963), Jean-Luc Godard – Plano Final [01:40:56-01:43:12]” in ARAÚJO, Nelson (coord.) Os 100 Melhores Planos do Cinema, 100 Autores, 100 Planos. Coimbra: Edições 70. Novembro de 2023. pp.321-324. ISBN:978-972-44-2630-3.
2023 | ARAÚJO, Nelson; ROSA, Liliana - “Cinema independente” in ARAÚJO, Nelson (coord.) História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo (2ª edição). Lisboa: Edições 70. Fevereiro de 2023. pp.443-462. ISBN:978-972-44-2688-4.
2023 | PRETO, António – Jean-Marie Straub & Danièle Huillet: Na cratera do vulcão / Jean-Marie Straub & Danièle Huillet in the crater of the volcano. Porto: Fundação de Serralves, 2023 (353 pág.).
2022
2022 | CRISPIM, Pedro - “Koji Wakamatsu: Alienation and the womb” in Revista Disegno Journal of Design Culture (online). 2022. ISSN: 2416-156. DOI: https://doi.org//10.21096/disegno_2022_1pc
2022 | CRISPIM, Pedro - “Koji Wakamatsu: Alienation and the womb” in Revista Disegno Journal of Design Culture (online). 2022. ISSN: 2416-156. DOI: https://doi.org//10.21096/disegno_2022_1pc
2022 | GONZALEZ CUBERO, Josefina – Cuando la arquitectura habla por sí misma en El inquilino (1958) de José Antonio Nieves Conde, Varia. Revista de la Asociación de historiadores de la Arquitectura y el urbanismo, nº 3, febrero 2022, p. 246-271
2022 | ON CINEMA | 2022. Book of abstracts / Edited by Henrique Muga, M. F. Costa e Silva and Isolino Sousa. Porto: CEAA/ESAP-CESAP, 2022. DOI: https://doi.org/10.48618/ceaa-2022-cin-0
2022 | PRETO, António – Introdução e agradecimentos / Introduction and acknowledgements in Agnès Varda. Luz e Sombra / Light and Shadow. Porto: Fundação de Serralves, 2022, p. 11-17
2022 | PRETO, António – Introdução e agradecimentos / Introduction and acknowledgements in Agnès Varda. Luz e Sombra / Light and Shadow. Porto: Fundação de Serralves, 2022, p. 11-17 / 19-24
2022 | PRETO, António 2022 | PRETO, António – Elogio da curiosidade: Agnès Varda / In praise of curiosity: Agnès Varda in Agnès Varda. Luz e Sombra / Light and Shadow. Porto: Fundação de Serralves, 2022, p. 31-67 / 68-77
2021
2021 | ARAÚJO, Nelson – Cinema britânico in Nelson Araújo (coord.), História do Cinema: dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70, 2021, pp. 233-252. ISBN – 978-972-44-2128-5
2021 | ARAÚJO, Nelson – Introdução in Nelson Araújo (coord.), História do Cinema: dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70, 2021. ISBN – 978-972-44-2128-5, pp. 11-17
2021 | ARAÚJO, Nelson (coord). História do Cinema: Dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70, 2021. ISBN: 978-972-44-2128-5
2021 | ARAÚJO, Nelson; ROSA, Liliana – Cinema independente in Nelson Araújo (coord.), História do Cinema: dos primórdios ao cinema contemporâneo. Lisboa: Edições 70, 2021, pp. 393-412. ISBN: 978-972-44-2128-5
2021 | GONZÁLEZ CUBERO, Josefina; ZARZA ARRIBAS, Alba – Mediating Everyday Life: Domestic Architecture in Spanish Film in: LARSON, Susan (ed.). Architecture and the Urban in Spanish Film. Bristol, Chicago: Intellect Books, The University of Chicago Press, 2021, pp. 156-188. ISBN Versión impresa: 978-1-78938-489-5 / ISBN Versión ePDF: 978-1-78938-490-1 / ISBN Versión ePUB: 978-1-78938-491-8.
2021 | MUGA, Henrique – Imaginário, Imagem, Imaginação. Carviçais: Lema d'Origem Editora, 2021
2021 | MUGA, Henrique – O Espaço no Cinema de João César Monteiro in Avanca Cinema 2021. Avanca: Edições do Cine-Clube de Avanca, 2021, pp. 622-627. DOI: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2021
2020
2020 | SILVA, Manuel Fernando da Costa e – Cinema de Aventura e Narração Clandestina. Contribuições para a formulação de uma poética narrativa do Cinema Português, tese de doutoramento em Arte dos Media, Universidade Lusófona do Porto, 03/03/2020
2019
2019 | PRETO, António – A Imagem da Palavra in Eugène Green, A imagem da palavra / L'image de la parole. Porto: Serralves, Casa do Cinema Manoel de Oliveira, 2019, p. 33-67; versão francesa p. 169-190.
2019 | PRETO, António – Introdução e agradecimentos in Eugène Green, A imagem da palavra / L'image de la parole. Porto: Serralves, Casa do Cinema Manoel de Oliveira, 2019, p. 17-24; versão francesa p. 25-32
2018
2018 | FERREIRA, Carlos Melo Ferreira – Pedro Costa. Porto: Edições Afrontamento, 2018. (165 pág.)
2017
2017 | ARAÚJO, Nelson – Manoel de Oliveira: Por Trilhos de uma Imagética Política in Os Pobres no Cinema de Manoel de Oliveira., Renata Soares Junqueira (org.). São Paulo: Editora Todas as Musas, 2017, p. 157-168. ISBN – 978-85-9583-004-2.
2017 | FERREIRA, Carlos Melo – O Neo-Realismo no cinema, Nova Síntese [Neo-Realismo no Cinema], n.º 12, 2017 (2016)
2017 | PRETO, António – Les fantômes de l’histoire dans le cinéma portugais contemporain in Autres marges: Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France, Paris/Bruxelas, Peter Lang, 2017, p. 173-182.
2016
2016 | Cinema Português: Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX / Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2016, ISBN – 978-972-44-1924-4
2016 | FERREIRA, Carlos Melo – Prefácio ao livro Cinema Português: Intersecções estéticas nas décadas de 60 a 80 do Século XX, de Nelson Araújo, Lisboa: Edições 70, 2016
2016 | O Imaginário no Cinema de João César Monteiro. Poética, Imagens e Mitos. / Henrique Muga. Saarbrücken: Novas Edições Académicas, 2016 (380 p.).
2016 | PRETO, António – Silvestre Pestana: Poesia ou Morte in catálogo da exposição Silvestre Pestana: Tecnoforma, João Ribas (dir.), Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 2016, p. 22-33
2016 | PRETO, António – O Porto é tradicionalmente identificado berço do cinema em Portugal [entrevista], As Artes Entre as Letras, n.º 172, 15 de Junho de 2016, p. 34-35
2016 | PRETO, António (tradução) – Ninfa moderna – Ensaio sobre o panejamento caído de Georges Didi-Huberman, Lisboa, Ymago - KKYM, 2016.
2015
2015 | FERREIRA, Carlos Melo – Do cinema ao museu – o caso de Pedro Costa in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 65-77
2015 | FERREIRA, Carlos Melo; OLIVA, Ignácio – Mesa-redonda com Pedro Costa in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 75-91
2015 | OLIVEIRA, Miguel – Jaime (1973) de António Reis in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 23-32
2015 | PINTO, José Alberto – Memória fílmica e real imaginário: o contributo de António Campos in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 45-52
2015 | PRETO, António – L’intertexte et l’interfilm: une typologie de l’adaptation chez Manoel de Oliveira in actas do colóquio internacional Manoel de Oliveira : L’invention cinématographique à l’épreuve de la littérature, Claude Murcia, Régis Salado e António Preto (org.), Centre de recherches comparatistes sur les périodes anciennes et modernes (CLAM-ECLAT, EA 3507), Université Paris-Diderot – Paris 7 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2015 (no prelo).
2015 | PRETO, António – Littérature et cinéma: singularités du cas Oliveira in actas do II Colóquio Internacional em Estudos Intermédia, Célia Sousa Vieira e Isabel Rio Novo (org.), Maia-Paris, L’Harmattan, 2012/2015 (no prelo).
2015 | PRETO, António – Miguel Gomes: Les Mille et Une Nuits, Cahiers du Cinéma, nº 707, janeiro 2015, p. 82-85.
2015 | PRETO, António – Paisagem, território de ficção, Paisagem <=> Ficção, Régua, Museu do Douro, 2015, p. 4-7.
2015 | PRETO, António – Portugal visto do tapete voador de Miguel Gomes, Ípsilon [capa], Público, 30 de Janeiro 2015, p. 6-11.
2015 | PRETO, António – Transfigurações: Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira, actas do colóquio internacional Audaces et défigurations: Colloque Agustina Bessa-Luís, Catherine Dumas, Ilda Mendes dos Santos, Agnès Levécot e Fátima Marinho (org.), Departamento de Português e Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL, EA 3421), Paris, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2015 (no prelo).
2015 | PRETO, António (tradução) – Êxtases do sujeito político: notas sobre Eisenstein, conferência de Georges Didi-Huberman, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Ymago – KKYM, 2015.
2015 | PRETO, António (tradução) – Extensões sobre o domínio da aura (Variações sobre W. Benjamin), conferência de Georges Didi-Huberman, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Ymago – KKYM, 2015.
2015 | PRETO, António (tradução) – Falenas – Ensaios sobre a aparição, Georges Didi-Huberman, Lisboa, Ymago – KKYM, 2015
2014
2014 | ARAÚJO, Nelson – A Imagética da Clausura: o Espaço como Metáfora in VI Jornadas do Cinema em Português na Universidade da Beira Interior, Dezembro 2014, p.123-137.
2014 | ARAÚJO, Nelson – A Plasticidade in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 13-81
2014 | FERREIRA, Carlos Melo – O tempo e o espaço in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 85-97
2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Paulo Rocha no cinema portugués in. Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, nº 5. Lisboa: Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, 2014. Publication with double blind peer review (http://cjpmi.ifl.pt/)
2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Sobre dois filmes de Béla Tarr in proc. III Encontro Anual da AIM, 2014 (http://aim.org.pt/)
2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Um caminho pouco frequentado: Os Filmes de António Reis in Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal, organizado por Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Colibri, 2014, p. 175-191
2014 | Manoel de Oliveira (vol. 3/3) / Direção de António Preto e João Fernandes. Porto: Fundação de Serralves, 2014
2014 | Manoel de Oliveira: Análise Estética de uma Matriz Cinematográfica / Organização de Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2015, 152 pág.
2014 | MUGA, Henrique – Universos Pessoanos no Imaginário de João César Monteiro in Atas do III Encontro Anual da AIM, editado por Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco, p. 171-176. Coimbra: AIM, 2014.
2014 | PRETO, António – Manoel de Oliveira: Palavra imagem in Cinema e literatura: narrativas e poéticas, Salvador (Brasil), Editora da Universidade Federal da Bahia, 2014, p. 21-56
2014 | PRETO, António – O Cinema no Porto: Um ponto de situação in catálogo da exposição Sub-40: Arte e artistas no Porto. Geração Pós-25 de Abril, curadoria José Maia, Porto, Direcção Municipal de Cultura – Câmara Municipal do Porto, 2014, p. 64-78
2014 | PRETO, António – Relações com a Literatura in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 99-115
2014 | PRETO, António – The Old Man of Belém: Conversation with Manoel de Oliveira / Il Vecchio del Restelo: Conversazione con Manoel de Oliveira, O Velho do Restelo, Dossier de imprensa do filme, O Som e a Fúria, Epicentre Films, 2014
2013
2013 | FERREIRA, Carlos Melo – “Dialectic Montages Poetic” in On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p.127-137
2013 | FERREIRA, Carlos Melo – “Questões a Jia Zhang-ke” in Atas II Encontro Anual da AIM, com edição de Tiago Baptista e Adriana Martins, Lisboa, AIM, 2013. P.267-278. Acessível em http://aim.org.pt/
2013 | MUGA, Henrique – “Cinema e Imaginário” in On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p. 201-214.
2013 | On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings. António Preto; M.F. Costa e SILVA e Marco Miranda (ed.) Porto, CEAA/DTC, 2013 (332 p.)
2013 | PRETO, António – «La vérité de la vérité», Cahiers du Cinéma, nº 694, novembro 2013, pp. 76-80
2013 | SILVA, M. F. Costa e – “A utilização do fora de campo em ‘sangue do meu sangue’” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p. 294-305
2012
2012 | FAUSTINO, Carlos – “Para Além das Fronteiras” in Esculturas Que Fazem Sons. Sons Que Fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012, p. 25-31
2012 | FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira, o Mago” in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 33-41
2012 | MUGA, Henrique – “Discursos sobre o Imaginário Cinematográfico de João César Monteiro” in Avanca Cinema 2012. Ed. Cine-Clube de Avanca, 2012, p. 515-522
2012 | PRETO, António – “Brandos Costumes: O drama da família pequeno-burguesa na encruzilhada do século XX” in catálogo FFFilm Project, Balleteatro, Porto, 2012, p. 67-71
2012 | PRETO, António – “I know not what tomorrow will bring” in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 23-31
2012 | PRETO, António; LAVIN, Mathias – “Argent maudit: Gebo et l’Ombre de Manoel de Oliveira”, Cahiers du Cinéma, nº 682, outubro 2012, p. 38-40
2012 | PRETO, António; LAVIN, Mathias – “O círculo da pobreza”, Jornal de Letras, Artes e Ideias, nº 1094, setembro-outubro 2012, p. 19-20
2012 | SILVA, M. F. Costa e – “Manuel de Oliveira – O elogio da urgência in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 125-128
2011
2011 | Cinema – Uma Arte Impura / Carlos Melo Ferreira. Porto: Edições Afrontamento, 2011 (206 pág.)
2011 | FAUSTINO, Carlos – “Complexism and Randomness in Contemporary Arts” in IJUP’11 4th meeting of young researchers at UP. Porto, Elsevier, 18/02/2011
2011 | FAUSTINO, Carlos – “Monstrare” in Avanca Cinema 2011. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2011
2011 | FAUSTINO, Carlos– “Para um médium do real – do espelho, do vídeo, do virtual” (Aceite 2011) in Revista da Fundarte – Ano XI. Montenegro, Brasil
2011 | FERREIRA, Carlos Melo –”«Tarde demais»”, de José Nascimento, Jornal dos Encontros Cinematográficos da Guarda, Novembro 2011
2011 | PINTO, José Alberto – “Contributos Modernistas à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940)”, in Avanca Cinema 2011 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação. Avanca: Edições Cine Clube de Avanca, Colecção “Comunicação em Debate”, 2011
2011 | PRETO, António – “L’intertexte et l’interfilm: une typologie de l’adaptation chez Manoel de Oliveira”, actas do colóquio internacional Manoel de Oliveira: l’Invention Cinématographique à l’Epreuve de la Littérature, Claude Murcia, Régis Salado e António Preto (org.), Centre de recherches comparatistes sur les périodes anciennes et modernes (CLAM-ECLAT, EA 3507), Université Paris-Diderot – Paris 7 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris (2008), 2011 (no prelo).
2011 | PRETO, António – “La métaphysique des anges”,L’Etrange Affaire Angélica: Manoel de Oliveira – L’avant-Scène Cinéma, nº 581, março 2011, p. 4-10
2011 | PRETO, António – “O Princípio da Incerteza : Agustina e Oliveira à luz do Teorema de Heisenberg”, actas do colóquio internacional Littérature, Cinéma et Multiculturalisme dans le Monde Lusophone, Idelette Muzart-Fonseca dos Santos, José Manuel Esteves, Anabela Branco Oliveira e Fernando Torres Moreira (org.), Centre de recherches interdisciplinaires du monde lusophone (CRILUS, EA 369), Université Paris-Ouest – Paris 10, Cátedra Lindley Cintra do Instituto Camões, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris (2007), 2011 (no prelo).
2010
2010 | FAUSTINO, Carlos – “On Violence” in Avanca Cinema 2010. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2010.
2010 | FAUSTINO, Carlos, 2010 – Relatório BII/2009. Porto: CEAA, policopiado
2010 | FERREIRA, Carlos Melo, 2010 – “Quando o documentário pensa – Frederick Wiseman”, Doc On-Line, nº 8, Documentário social e político, Agosto 2010 (www.doc.ubi.pt).
2009
2009 | FERREIRA, Carlos Melo – “Ética, cinema e documentário – Poéticas de Pedro Costa”, in Doc On-Line, nº 7, Documentário e Ética, Dezembro 2009 (http://www.doc.ubi.pt)
2009 | OLIVEIRA, Miguel A. D., “A arte depois do jogo ou a patafísica do artista” in Detritos 3, Ciência das soluções imaginárias, Revista de arte e ensaio, Julho de 2009, ISSN 1646-964X, pp. 37-39
2008
2008 | FERREIRA, Carlos Melo – “Notícia breve sobre Ruy Duarte de Carvalho”, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 48 (1-4). Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, 2008, p. 93-97
2008 | FERREIRA, Carlos Melo – “O quixotismo no cinema: uma introdução à obra de Orson Welles”, Cinema/ (FPCC), nº 39, Janeiro-Março 2008, págs. 38-49
2008 | OLIVA, Ignacio – “Inside Almodóvar”, in Sexual Politics in Films of Pedro Almodóvar. Minnesotta University Press, U.S.A., 2008 (no prelo)
2007
2007 | Cruzamentos. Estudos de Arte, Cinema e Arquitectura / Carlos Melo Ferreira e Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/12, 2007 (32 pág.)
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Da Potência ao Acto e Retorno”, Aceite (2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira. Um amor feliz”, Vinte e um por vinte e um nº 3: O Cinema no Porto. O Estado da Arte, Porto: ESAP, 2007, p. 76-86
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “O filme americano de David Cronenberg (sobre “Uma história de violência”)”, Cinema (FPCC) nº 36, Janeiro-Março 2007.
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Os abscônditos abismos da alma: Luís Buñuel”, in Cinema (FPCC) nº 37, Abril-Junho 2007
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Presenças fantasmáticas (sobre “INLAND EMPIRE”, de David Lynch)”, in Cinema (FPCC) nº 38, Outubro-Dezembro 2007.
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Terrence Malick: Uma poética relevante no cinema actual”, Aceite (2007) in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Porto: ESAP
2007 | FERREIRA, Carlos Melo – ”Um caminho pouco frequentado – Os filmes de António Reis” (Aceite 2007) in “Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal. Edição de Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2007 | MUGA, Henrique – “Cinema, filme e espectador: para uma psicologia do cinema” (Aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP
2007 | O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema / Editado por Maria Helena Maia, M. F. Costa e Silva e Susana Milão. Porto: ESAP (em fase de edição). ISBN: 978-972-8784-26-3
2007 | OLIVA, Ignácio – “El Cine Español Durante La II República” (Aceite 2007) in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Porto: ESAP
2007 | OLIVA, Ignácio – “En Torno al Concepto Film-Essay o Film Ensayo” (Aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP
2007 | OLIVEIRA, Miguel – “Poder e desejo na arte cinematográfica do ponto de vista da sua imanência no arquivo ‘Da Assumpção’. Notas sobre o empirismo transcendental de Deleuze e Guattari”, Catálogo da 5ª Mostra do Documentário Português, Panorama, Lisboa, de 1 a 10 de Abril.
2007 | PINTO, José Alberto – “Polifonias do Documentário – Linguagens Sonoras e Plasticidades Documentais (1930-1940)“, Revista Digital de Cinema Documental, Doc On-Line – Realidades e Modos de Representação, nº 2, 2007, secção de Dissertações e Teses. (Publicação abreviada da Tese de Mestrado)
2007 | PINTO, José Alberto– “Plasticidades Sonoras e Polifonias Documentais (1930-1940)” (aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP