CEAA - Centro de Estudos Arnaldo Araújo

Grupo de Investigação

Estudos de Cinema

2018

2017

2017 | FERREIRA, Carlos Melo – O Neo-Realismo no cinema, Nova Síntese [Neo-Realismo no Cinema], n.º 12, 2017 (2016)

2017 | PRETO, António – Les fantômes de l’histoire dans le cinéma portugais contemporain in Autres marges: Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation en France, Paris/Bruxelas, Peter Lang, 2017, p. 173-182.

2016

2016 | Cinema Português: Interseções Estéticas nas Décadas de 60 a 80 do Século XX / Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2016, ISBN – 978-972-44-1924-4

2016 | FERREIRA, Carlos Melo – Prefácio ao livro Cinema Português: Intersecções estéticas nas décadas de 60 a 80 do Século XX, de Nelson Araújo, Lisboa: Edições 70, 2016

2016 | O Imaginário no Cinema de João César Monteiro. Poética, Imagens e Mitos. / Henrique Muga. Saarbrücken: Novas Edições Académicas, 2016 (380 p.). 

2016 | PRETO, António –  Silvestre Pestana: Poesia ou Morte in catálogo da exposição Silvestre Pestana: Tecnoforma, João Ribas (dir.), Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 2016, p. 22-33

2016 | PRETO, António – O Porto é tradicionalmente identificado berço do cinema em Portugal [entrevista], As Artes Entre as Letras, n.º 172, 15 de Junho de 2016, p. 34-35

2016 | PRETO, António (tradução) – Ninfa moderna – Ensaio sobre o panejamento caído de Georges Didi-Huberman, Lisboa, Ymago - KKYM, 2016.

2015

2015 | FERREIRA, Carlos Melo – Do cinema ao museu – o caso de Pedro Costa in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 65-77

2015 | FERREIRA, Carlos Melo; OLIVA, Ignácio – Mesa-redonda com Pedro Costa in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 75-91

2015 | OLIVEIRA, Miguel – Jaime (1973) de António Reis in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 23-32

2015 | PINTO, José Alberto – Memória fílmica e real imaginário: o contributo de António Campos in Corte e Abertura. Porto: CEAA, 2015, p. 45-52

2015 | PRETO, António – L’intertexte et l’interfilm: une typologie de l’adaptation chez Manoel de Oliveira in actas do colóquio internacional Manoel de Oliveira : L’invention cinématographique à l’épreuve de la littérature, Claude Murcia, Régis Salado e António Preto (org.), Centre de recherches comparatistes sur les périodes anciennes et modernes (CLAM-ECLAT, EA 3507), Université Paris-Diderot – Paris 7 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2015 (no prelo).

2015 | PRETO, António – Littérature et cinéma: singularités du cas Oliveira in actas do II Colóquio Internacional em Estudos Intermédia, Célia Sousa Vieira e Isabel Rio Novo (org.), Maia-Paris, L’Harmattan, 2012/2015 (no prelo).

2015 | PRETO, António – Miguel Gomes: Les Mille et Une Nuits, Cahiers du Cinéma, nº 707, janeiro 2015, p. 82-85.

2015 | PRETO, António – Paisagem, território de ficção, Paisagem <=> Ficção, Régua, Museu do Douro, 2015, p. 4-7.

2015 | PRETO, António – Portugal visto do tapete voador de Miguel Gomes, Ípsilon [capa], Público, 30 de Janeiro 2015, p. 6-11.

2015 | PRETO, António – Transfigurações: Agustina Bessa-Luís e Manoel de Oliveira, actas do colóquio internacional Audaces et défigurations: Colloque Agustina Bessa-Luís, Catherine Dumas, Ilda Mendes dos Santos, Agnès Levécot e Fátima Marinho (org.), Departamento de Português e Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL, EA 3421), Paris, Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris, 2015 (no prelo).

2015 | PRETO, António (tradução) – Êxtases do sujeito político: notas sobre Eisenstein, conferência de Georges Didi-Huberman, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Porto, Ymago – KKYM, 2015.

2015 | PRETO, António (tradução) – Extensões sobre o domínio da aura (Variações sobre W. Benjamin), conferência de Georges Didi-Huberman, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Ymago – KKYM, 2015.

2015 | PRETO, António (tradução) – Falenas – Ensaios sobre a aparição, Georges Didi-Huberman, Lisboa, Ymago – KKYM, 2015

2014

2014 | ARAÚJO, Nelson – A Imagética da Clausura: o Espaço como Metáfora in VI Jornadas do Cinema em Português na Universidade da Beira Interior, Dezembro 2014, p.123-137.

2014 | ARAÚJO, Nelson – A Plasticidade in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 13-81

2014 | FERREIRA, Carlos Melo – O tempo e o espaço in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 85-97

2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Paulo Rocha no cinema portugués in. Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, nº 5. Lisboa: Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, 2014. Publication with double blind peer review (http://cjpmi.ifl.pt/)

2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Sobre dois filmes de Béla Tarr in proc. III Encontro Anual da AIM, 2014 (http://aim.org.pt/)

2014 | FERREIRA, Carlos Melo – Um caminho pouco frequentado: Os Filmes de António Reis in Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal, organizado por Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Colibri, 2014, p. 175-191

2014 | Manoel de Oliveira (vol. 3/3) / Direção de António Preto e João Fernandes. Porto: Fundação de Serralves, 2014

2014 | Manoel de Oliveira: Análise Estética de uma Matriz Cinematográfica / Organização de Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2015, 152 pág.

2014 | MUGA, Henrique – Universos Pessoanos no Imaginário de João César Monteiro in Atas do III Encontro Anual da AIM, editado por Paulo Cunha e Sérgio Dias Branco, p. 171-176. Coimbra: AIM, 2014.

2014 | PRETO, António – Manoel de Oliveira: Palavra imagem in Cinema e literatura: narrativas e poéticas, Salvador (Brasil), Editora da Universidade Federal da Bahia, 2014, p. 21-56

2014 | PRETO, António – O Cinema no Porto: Um ponto de situação in catálogo da exposição Sub-40: Arte e artistas no Porto. Geração Pós-25 de Abril, curadoria José Maia, Porto, Direcção Municipal de Cultura – Câmara Municipal do Porto, 2014, p. 64-78

2014 | PRETO, António – Relações com a Literatura in Manoel de Oliveira. Análise estética de uma matriz cinematográfica, org. Nelson Araújo. Lisboa: Edições 70, 2014, p. 99-115

2014 | PRETO, António – The Old Man of Belém: Conversation with Manoel de Oliveira / Il Vecchio del Restelo: Conversazione con Manoel de Oliveira, O Velho do Restelo, Dossier de imprensa do filme, O Som e a Fúria, Epicentre Films, 2014

2013

2013 | FERREIRA, Carlos Melo – “Dialectic Montages Poetic” in On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p.127-137

2013 | FERREIRA, Carlos Melo – “Questões a Jia Zhang-ke” in Atas II Encontro Anual da AIM, com edição de Tiago Baptista e Adriana Martins, Lisboa, AIM, 2013. P.267-278. Acessível em http://aim.org.pt/

2013 | MUGA, Henrique – “Cinema e Imaginário” in On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p. 201-214.

2013 | On Cinema | 2013 Livro de Actas / Conference Proceedings. António Preto; M.F. Costa e SILVA e Marco Miranda (ed.) Porto, CEAA/DTC, 2013 (332 p.)

2013 | PRETO, António – «La vérité de la vérité», Cahiers du Cinéma, nº 694, novembro 2013, pp. 76-80

2013 | SILVA, M. F. Costa e – “A utilização do fora de campo em ‘sangue do meu sangue’” in On Cinema|2013 Livro de Actas / Conference Proceedings / António Preto, M.F. Costa e Silva e Marco Miranda (ed.). Porto, CEAA/DTC, 2013, p. 294-305

2012

2012 | FAUSTINO, Carlos – “Para Além das Fronteiras” in Esculturas Que Fazem Sons. Sons Que Fazem Escultura. Porto: CEAA, Edições Caseiras/15, 2012, p. 25-31

2012 | FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira, o Mago” in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 33-41

2012 | MUGA, Henrique – “Discursos sobre o Imaginário Cinematográfico de João César Monteiro” in Avanca Cinema 2012. Ed. Cine-Clube de Avanca, 2012, p. 515-522

2012 | PRETO, António – “Brandos Costumes: O drama da família pequeno-burguesa na encruzilhada do século XX” in catálogo FFFilm Project, Balleteatro, Porto, 2012, p. 67-71

2012 | PRETO, António – “I know not what tomorrow will bring” in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 23-31

2012 | PRETO, António; LAVIN, Mathias – “Argent maudit: Gebo et l’Ombre de Manoel de Oliveira”, Cahiers du Cinéma, nº 682, outubro 2012, p. 38-40

2012 | PRETO, António; LAVIN, Mathias – “O círculo da pobreza”, Jornal de Letras, Artes e Ideias, nº 1094, setembro-outubro 2012, p. 19-20

2012 | SILVA, M. F. Costa e – “Manuel de Oliveira – O elogio da urgência in Reencontro Único – Doutoramento Honoris Causa Manoel de Oliveira. Vila Real de Trás-os-Montes: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2012, p. 125-128

2011

2011 | Cinema – Uma Arte Impura / Carlos Melo Ferreira. Porto: Edições Afrontamento, 2011 (206 pág.)

2011 | FAUSTINO, Carlos – “Complexism and Randomness in Contemporary Arts” in IJUP’11 4th meeting of young researchers at UP. Porto, Elsevier, 18/02/2011

2011 | FAUSTINO, Carlos – “Monstrare” in Avanca Cinema 2011. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2011

2011 | FAUSTINO, Carlos– “Para um médium do real – do espelho, do vídeo, do virtual” (Aceite 2011) in Revista da Fundarte – Ano XI. Montenegro, Brasil

2011 | FERREIRA, Carlos Melo –”«Tarde demais»”, de José Nascimento, Jornal dos Encontros Cinematográficos da Guarda, Novembro 2011

2011 | PINTO, José Alberto – “Contributos Modernistas à Plasticidade Sonora do Documentário (1930-1940)”, in Avanca Cinema 2011 Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação. Avanca: Edições Cine Clube de Avanca, Colecção “Comunicação em Debate”, 2011

2011 | PRETO, António – “L’intertexte et l’interfilm: une typologie de l’adaptation chez Manoel de Oliveira”, actas do colóquio internacional Manoel de Oliveira: l’Invention Cinématographique à l’Epreuve de la Littérature, Claude Murcia, Régis Salado e António Preto (org.), Centre de recherches comparatistes sur les périodes anciennes et modernes (CLAM-ECLAT, EA 3507), Université Paris-Diderot – Paris 7 e Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris (2008), 2011 (no prelo).

2011 | PRETO, António – “La métaphysique des anges”,L’Etrange Affaire Angélica: Manoel de Oliveira – L’avant-Scène Cinéma, nº 581, março 2011, p. 4-10

2011 | PRETO, António – “O Princípio da Incerteza : Agustina e Oliveira à luz do Teorema de Heisenberg”, actas do colóquio internacional Littérature, Cinéma et Multiculturalisme dans le Monde Lusophone, Idelette Muzart-Fonseca dos Santos, José Manuel Esteves, Anabela Branco Oliveira e Fernando Torres Moreira (org.), Centre de recherches interdisciplinaires du monde lusophone (CRILUS, EA 369), Université Paris-Ouest – Paris 10, Cátedra Lindley Cintra do Instituto Camões, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centre Culturel Calouste Gulbenkian à Paris (2007), 2011 (no prelo).

2010

2010 | FAUSTINO, Carlos – “On Violence” in Avanca Cinema 2010. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2010.

2010 | FAUSTINO, Carlos, 2010 – Relatório BII/2009. Porto: CEAA, policopiado

2009

2009 | FERREIRA, Carlos Melo – “Ética, cinema e documentário – Poéticas de Pedro Costa”, in Doc On-Line, nº 7, Documentário e Ética, Dezembro 2009 (http://www.doc.ubi.pt)

2009 | OLIVEIRA, Miguel A. D., “A arte depois do jogo ou a patafísica do artista” in Detritos 3, Ciência das soluções imaginárias, Revista de arte e ensaio, Julho de 2009, ISSN 1646-964X, pp. 37-39

2008

2008 | FERREIRA, Carlos Melo – “Notícia breve sobre Ruy Duarte de Carvalho”, Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 48 (1-4). Porto: Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, 2008, p. 93-97

2008 | FERREIRA, Carlos Melo – “O quixotismo no cinema: uma introdução à obra de Orson Welles”, Cinema/ (FPCC), nº 39, Janeiro-Março 2008, págs. 38-49

2008 | OLIVA, Ignacio – “Inside Almodóvar”, in Sexual Politics in Films of Pedro Almodóvar. Minnesotta University Press, U.S.A., 2008 (no prelo)

2007

2007 | Cruzamentos. Estudos de Arte, Cinema e Arquitectura / Carlos Melo Ferreira e Pedro Vieira de Almeida. Porto: CEAA, Edições Caseiras/12, 2007 (32 pág.)

2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Da Potência ao Acto e Retorno”, Aceite (2007)  in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP

2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Manoel de Oliveira. Um amor feliz”, Vinte e um por vinte e um nº 3: O Cinema no Porto. O Estado da Arte, Porto: ESAP, 2007, p. 76-86

2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “O Cinema, as artes visuais e as artes da narrativa”, in Cruzamentos, Porto: ESAP, col. Edições Caseiras/12, 2007

2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “O filme americano de David Cronenberg (sobre “Uma história de violência”)”, Cinema (FPCC) nº 36, Janeiro-Março 2007.

2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Os abscônditos abismos da alma: Luís Buñuel”, in Cinema (FPCC) nº 37, Abril-Junho 2007

2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Presenças fantasmáticas (sobre “INLAND EMPIRE”, de David Lynch)”, in Cinema (FPCC) nº 38, Outubro-Dezembro 2007.

2007 | FERREIRA, Carlos Melo – “Terrence Malick: Uma poética relevante no cinema actual”, Aceite (2007) in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Porto: ESAP

2007 | FERREIRA, Carlos Melo – ”Um caminho pouco frequentado – Os filmes de António Reis” (Aceite 2007) in “Imagens Achadas – Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal. Edição de Patrícia Vieira e Pedro Serra. Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2007 | MUGA, Henrique – “Cinema, filme e espectador: para uma psicologia do cinema” (Aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP

2007 | O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema / Editado por Maria Helena Maia, M. F. Costa e Silva e Susana Milão. Porto: ESAP (em fase de edição). ISBN: 978-972-8784-26-3

2007 | OLIVA, Ignácio – “El Cine Español Durante La II República” (Aceite 2007) in Modos de Conhecimento na Prática Artística Contemporânea. Porto: ESAP

2007 | OLIVA, Ignácio – “En Torno al Concepto Film-Essay o Film Ensayo” (Aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP

2007 | OLIVEIRA, Miguel – “Poder e desejo na arte cinematográfica do ponto de vista da sua imanência no arquivo ‘Da Assumpção’. Notas sobre o empirismo transcendental de Deleuze e Guattari”, Catálogo da  Mostra do Documentário Português, Panorama, Lisboa, de 1 a 10 de Abril.

2007 | PINTO, José Alberto– “Plasticidades Sonoras e Polifonias Documentais (1930-1940)” (aceite 2007) in O Cinema E As Artes Ou As Artes No Cinema. Porto: ESAP